TORNEIO INTERTURMAS DE VOLEIBOL
De 16 a 19 DEZEMBRO de 2025
REGULAMENTO TÉCNICO
1.DIMENSÃO DO CAMPO
1.1. Jogo 2x2 - 4,5 m x 4,5 m
1.2. Jogo 4x4 - 6,5 m x 13 m
2. BOLA
Bola de soft Voleibol para o 2º Ciclo e Bola Oficial da FPV para o 3º Ciclo.
3. ALTURA DA REDE
3.1. Formato de Jogo de 2x2 – Altura da rede 2,24 metros;
3.2. Formato de Jogo de 4x4 – Altura da rede 2,24 metros.
4. FORMATO DO JOGO
4.1. O formato do jogo é 2x2, no 6º e 7º Anos;
4.2. O formato de jogo é 4x4, no 8º e 9º Anos;
4.3. Duração do jogo:
8 minutos para o 2.º ciclo, com duas partes de 4 minutos;
10 minutos para o 3.º ciclo, com duas partes de 5 minutos;
O tempo de jogo é controlado pelos professores responsáveis do torneio e poderá ser alterado
em função do número de equipas inscritas.
4.4. A contagem é contínua (rally-point scoring) e ao fim do tempo de jogo estipulado, vence a equipa que obtiver mais pontos. O final do jogo é coincidente com o final da jogada após o sinal sonoro de fim de jogo, caso a bola ainda esteja jogável.Se as equipas estiverem empatadas no final do tempo estipulado, o jogo continua vencendo a equipa que realizar o próximo ponto (golden point)
4.5. Antes do jogo é feito o sorteio para escolher o primeiro serviço e a disposição das equipas em campo;
4.6. Um jogo terminará imediatamente se, por qualquer motivo, uma equipa demonstrar comportamento antidesportivo.
5. JOGO 2X2
5.1. Serviço
5.1.1. No 6.º ano, o primeiro serviço tem que ser executado em “PASSE”, dentro ou fora do campo, o 2º serviço tem que ser realizado “POR BAIXO”, fora do campo. Ao fim de dois serviços, o servidor troca;
5.1.2. No 7.º ano, o 1º serviço pode ser executado em “PASSE” ou “POR BAIXO”, fora do campo, o 2º serviço tem que ser, obrigatoriamente, realizado “POR BAIXO” e atrás da linha final, havendo lugar a uma rotação da equipa por cada dois serviços consecutivos;
5.2. Número de toques na bola:
5.2.1. Cada equipa do 6º e 7º Ano, antes de reenviar a bola para o campo adversário, tem de fazer no mínimo 2 toques e um máximo de, à exceção da ação de “bloco”.
5.2.2. Cada equipa do 7º ano, antes de reenviar a bola para o campo adversário, tem de fazer no mínimo 2 toques, à exceção da ação de “bloco”.
5.3. Toque na bola:
5.3.1. Apenas é permitido o toque na bola com os membros superiores;
5.3.2. Toque na bola com o pé ou cabeça é considerado falta.
5.4. Substituições:
As substituições são realizadas a meio do tempo de jogo, os jogadores que estão no banco têm que entrar todos, havendo obrigatoriedade de manter as características base das equipas (de género ou mista).
Os jogadores suplentes têm, obrigatoriamente, que jogar metade do tempo de jogo.
Em caso de lesão de um jogador, a sua substituição pode ser efetuada de imediato, em qualquer momento do jogo.
6. JOGO 4X4
6.1. Serviço terá de ser executado fora do campo. O primeiro serviço, de cada jogador, terá de ser realizado “POR BAIXO”, e o segundo “POR BAIXO” ou “POR CIMA”;
6.2. Ao fim de dois serviços, a equipa terá de realizar a “ROTAÇÃO”;
6.3. Cada equipa, antes de reenviar a bola para o campo adversário, tem de fazer no mínimo 2 toques, à exceção da ação de “bloco”.
6.4. Substituições:
As substituições são apenas realizadas a meio do tempo de jogo, ao sinal dos professores os jogadores que estão no banco têm que entrar todos, sendo obrigatório manter a constituição da equipa mista.
Os jogadores suplentes têm, obrigatoriamente, que jogar metade do tempo de jogo.
Em caso de lesão de um jogador, a sua substituição pode ser efetuada de imediato, em qualquer momento do jogo.
7. EQUIPAMENTO
7.1. Os alunos apenas poderão participar no torneio devidamente equipados para a prática de atividade física desportiva (calças, calções, t-shirt, camisola e calçado adequado).
8. CLASSIFICAÇÃO
8.1. A fase de grupo é determinada pela soma da pontuação obtida no total dos jogos efetuados, de acordo com a seguinte pontuação:
Vitória .......................................................................... 3 Pontos
Derrota ......................................................................... 1 Ponto
Falta de Comparência........................................................ 0 Pontos (10-0)
8.2. Em caso de empate:
entre 2 equipas: o resultado é consoante o confronto direto;
se entre 3 ou mais equipas: o resultado é consoante a diferença de pontos ganhos e sofridos, entre as equipas envolvidas.
9. ÁRBITROS
São nomeados pela organização.
10. ESPÍRITO DESPORTIVO
Os participantes devem comportar-se de forma respeitosa e cortês, dentro do espírito desportivo, tanto em relação aos árbitros como aos colegas, adversários e professores ou ainda aos eventuais espetadores. Se tal não acontecer, a equipa será sancionada com a perda de um ponto na classificação geral. Em situação de maior gravidade, poderá o aluno ou equipa ser excluídos do torneio e/ou de futuras atividades desenvolvidas pelo subdepartamento de Educação Física.